Historial

Vouga Sport Clube

História

O Vouga Sport Clube foi fundado por escritura lavrada no Cartório Notarial de Albergaria-a-Velha, em 24 de Janeiro de 1980 tendo por finalidade a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados e da população em geral, fomentando o convívio e as relações sociais.
Foram sócios fundadores: Carlos Alberto Pereira da Silva, José Augusto Figueiredo dos Santos, Luis Manuel Albuquerque Pinheiro, Joaquim Amaral de Macedo, João Carlos Pereira da Costa, Eduardo Tavares da Silva, Mário Manuel Correia de Oliveira e Silva, Evaristo Pereira Rodrigues e José Marques de Carvalho.
Os órgãos directivos foram eleitos em 25 de Janeiro desse ano, sendo presidentes dos órgãos Sociais: Direcção, Carlos Alberto Pereira da Silva, Assembleia Geral, Joaquim Amaral de Macedo e Conselho de Fiscal, Mário Manuel Correia de Oliveira e Silva.
Por despacho do Primeiro-Ministro, Prof. Aníbal Cavaco Silva, datado de 2 de Janeiro de 1986,foi reconhecida a utilidade pública desta associação.
Em simultâneo com o atletismo e o andebol, de cujas modalidades saíram atletas de bom nível, o Vouga Sport Clube começou a organizar Provas de Perícia Automóvel que granjearam nome à Associação e lhe deram outra dinâmica. Surgiram depois as Provas de Autocross e Ralicross, integradas em Campeonatos Nacionais e realizadas na sua pista do Alto do Roçário, junto ao nó da A25,em Talhadas.
A pista do Alto do Roçário, encontra-se implantada numa área de treze hectares, com piso misto de terra e tapete, destinado a Provas de Ralicross e tamém Kartcross e Camião Racing.
Já foi Parque de assistência aos concorrentes do Rally de Portugal, prova pontuável para o Campeonato do Mundo, no intervalo das duas Provas Especiais de Classificação percorridas no concelho de Sever do Vouga, Ladário e Monte Telégrafo.
Na tentativa de rentabilizar este espaço, desde sempre a Direcção do Clube procurou criar outras actividades paralelas, nos anos 90, ali funcionou uma Escola de Aperfeiçoamento de Condução e Pilotagem, formando pilotos para a prática do automobilismo e não só, e actualmente funciona aluguer de karts individual e para grupos.

40º Ralicross de Sever do Vouga